Unicred Integração apresenta programa Vida que Prospera

unicred integração

09 de outubro de 2019
Programa vai levar educação financeira a escolas do Rio Grande do Sul, além de promover palestras e disponibilizar site com conteúdos exclusivos para crianças e adultos

A Unicred Integração apresenta um programa de educação financeira pioneiro dentro do Sistema Unicred Brasil e inédito em relação ao seu formato e abrangência no Rio Grande do Sul. 

Com o propósito de tornar a vida das comunidades onde está inserida mais cooperativa e sustentável, o Vida que Prospera vai oferecer educação financeira de forma voluntária ao maior número possível de crianças e adolescentes e, com isso, ajudar a fazer a diferença na vida de cada um. O programa será desenvolvido em três frentes de atuação: comunidade, colaboradores e cooperados. Na primeira, um ônibus visitará escolas das cidades onde a Unicred Integração está presente, alcançando estudantes do Ensino Fundamental e, a longo prazo, do Ensino Médio e universitários. O ônibus foi projetado especialmente para se transformar em um miniauditório para a exibição de vídeos e realização de bate-papos e eventos. Em cada escola visitada pelo programa será desenvolvido o Jogo do Desafio, uma atividade educativa e lúdica sobre educação financeira. Também está sendo disponibilizado à comunidade o site vidaqueprospera.com.br, com conteúdos, dicas, simulador, e-books e artigos sobre reflexão crítica na tomada de decisão financeira, planejamento de gastos e reais necessidades de consumo. As demais frentes envolverão colaboradores da Cooperativa, com promoção do voluntariado e rodas de conversa, e também cooperados, por meio da realização de eventos sobre educação financeira.

?Há tempos buscávamos um modelo ideal de programa social em que pudéssemos exercer um dos princípios do cooperativismo, que é o de melhorar a comunidade onde estamos inseridos. Era uma demanda antiga da nossa Cooperativa, que agora conseguimos suprir de maneira inédita e exemplar?, comemora a primeira vice-presidente da Unicred Integração, Dra. Deize De Zorzi Piccoli, madrinha do Vida que Prospera. Ela salienta que um dos méritos do programa é seu alinhamento com alguns dos propósitos do cooperativismo, ou seja, a ajuda mútua e a parceria. ?Além da maneira lúdica e pedagógica que encontramos de explicar, principalmente à comunidade escolar, que dinheiro não dá em árvore e nem cai do céu, e que é preciso estar preparado para enfrentar o estilo consumista que a sociedade impõe?, complementa Dra. Deize.

Proposta pedagógica 

E se o dinheiro pudesse ser sempre uma solução e nunca um problema? É possível imaginar o impacto disso na vida das pessoas e na sociedade? Esses questionamentos pautam a proposta pedagógica do Vida que Prospera. Afinal, saber lidar com o dinheiro ainda é um desafio, e esse é o primeiro passo para uma gestão financeira responsável, uma vida mais próspera e um horizonte sustentável. ?Há inúmeros projetos na área da educação financeira, mas o Vida que Prospera oferece vários atributos de ineditismo por envolver comunidade, colaboradores da cooperativa e seus cooperados?, diz Márcia Tolotti, psicanalista e consultora de Educação Financeira do projeto. Ela salienta que a Unicred Integração entendeu e abraçou uma das propostas mais eficazes do projeto, o de inserir a interferência do aspecto psicológico e emocional na forma como se lida com o dinheiro. ?Muito mais do que educar financeiramente, o Vida que Prospera cria uma reflexão crítica, um entendimento do aspecto psicológico que interfere na tomada de decisão. Embora esse conceito pareça complexo, conseguimos transpor para uma linguagem compreensível, prática e pedagógica. Ou seja, não se trata de mais um projeto social protocolar de uma instituição financeira, vamos muito além disso?, compara Márcia.

A consistência pedagógica é uma marca forte do programa. A cada visita às escolas será desenvolvido o Jogo do Desafio, uma atividade lúdica e interativa com os alunos, ambientada em um tabuleiro gigante. O jogo surgiu como uma possibilidade de vivenciar com os alunos um dos elementos subjetivos da educação financeira, que é o de fazer escolhas, além de desenvolver habilidades cognitivas de cálculos simples de soma e subtração, no caso das séries iniciais. ?No desafio são apresentadas algumas necessidades básicas e despesas do dia a dia que devem ser percebidas e reconhecidas. A partida promove a integração entre os colegas, exige atenção e escuta. Foram elencados temas como alimentação, saúde, educação, lazer e transporte como necessidades comuns a todos. Ao longo da partida, os alunos têm o objetivo de atender às necessidades diárias apresentadas pelo tabuleiro, que representa um calendário mensal, controlando as despesas e aproveitando as oportunidades para gerar receita. Durante a partida são apresentados desafios dinâmicos, que geram uma situação competitiva mas colaborativa, pois o resultado será para todos?, explica a pedagoga Fabrícia Bisol Finco. Ela lembra que o Vida que Prospera promove atividades que contemplam as Unidades Temáticas e Objetos de Conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as séries iniciais do Ensino Fundamental e propõe o desenvolvimento de suas habilidades em atividades dinâmicas e colaborativas.

Mascote, site e voluntariado

Vida que Prospera tem um site exclusivo para divulgar as ações desenvolvidas, além de oferecer dicas e artigos sobre educação financeira. ?A partir do site, utilizaremos também a força do blog e das redes sociais da Unicred Integração. Vamos trabalhar também o público interno, via intranet, e o nosso Cooperado, por meio da plataforma exclusiva para esse público, o Portal de Governança?, comenta Cândida Larentis, gerente de Marketing da Unicred Integração, reforçando o alcance das três frentes do programa: comunidade, colaborador e cooperados. ?Quando falamos do projeto e seu objetivo, da forma como vai chegar às crianças e às famílias, todos se sensibilizam. Vale também mencionar a mascote do projeto, a Bel, uma simpática abelha, que além de ajudar a levar os ensinamentos da educação financeira às escolas faz relação com a colmeia, um dos símbolos do cooperativismo.

A coordenadora de Gestão de Pessoas da Unicred Integração, Fabiane Bykowski, salienta o envolvimento voluntário dos colaboradores já na fase inicial, com ideias e sugestões para a sua formalização. Durante o andamento do Vida que Prospera, os voluntários vão auxiliar na visita às escolas participantes, entre outras ações. ?Além de atuarmos em uma cooperativa, que tem como princípio o interesse pela comunidade, compreendemos que o projeto social também é um desejo dos colaboradores. Todos buscam formas de ajudar através de ações que podem transformar o futuro das pessoas, famílias e, por consequência, a sociedade?, observa Fabiane.

Voltar