O futuro passa pelo cooperativismo
unicred integração
30 de junho de 2023
No Brasil, cerca de 5 mil cooperativas têm 18,8 milhões de associados mapeados pela Organização das Cooperativas do Brasil, considerando todos os segmentos
1º de julho, Dia Internacional do Cooperativismo
Por Adalberto Veiga, diretor-executivo da Unicred Integração
Por Adalberto Veiga, diretor-executivo da Unicred Integração
Já pensou como seria viver em um mundo que privilegia a colaboração como um aspecto central para o desenvolvimento? É possível termos uma compreensão de como isso funciona ao observarmos as cooperativas. Elas são uma célula da sociedade que demonstra ser possível criar resultados comuns para todos.
Parece até utopia, mas a construção de um ambiente propício para o progresso e o desenvolvimento das pessoas e da sociedade é uma realidade, e não é de hoje. Para se ter uma ideia da relevância desse modelo, são 3 milhões de cooperativas no mundo e aproximadamente 1 bilhão de cooperados, o que representa 12% da humanidade, cooperando e trabalhando na consolidação desse modelo.
No Brasil, cerca de 5 mil cooperativas têm 18,8 milhões de associados mapeados pela Organização das Cooperativas do Brasil, considerando todos os segmentos. Este ecossistema emprega mais de 490 mil funcionários. Mas ainda há muito o que crescer, já que um dos princípios do cooperativismo é a adesão livre e voluntária. As cooperativas contribuem também para os cuidados com educação, informação e desenvolvimento. Essa visão sistêmica é um diferencial para apoiar um crescimento equilibrado e harmonioso.
Conseguiram imaginar? Para compreender melhor, vale a analogia com uma floresta. No cooperativismo, as árvores representam cada cooperado buscando gerar seus frutos e, por baixo da terra, suas raízes se entrelaçam em um sistema interconectado, permitindo que compartilhem nutrientes para enfrentar desafios conjuntamente.
Na sociedade em que diferentes culturas estão conectadas e a economia é interdependente, as soluções que perpassam fronteiras geográficas e interesses próprios, como o cooperativismo, contribuem para uma perspectiva mais otimista. Assim como na floresta, todos se unem para facilitar o caminho até a chegada de objetivos comuns.
Trata-se de um jeito de pensar e agir que contribui para a união de pessoas com interesses comuns, gerando fortalecimento para enfrentar os desafios atuais. É fundamental que toda a sociedade compreenda esse potencial transformador. Hoje, esse é meu desejo: que possamos todos usufruir da saudável e próspera ?floresta? do cooperativismo, gerando oportunidades no presente e no futuro.
Confira o artigo publicado na GZH de 30/06: gauchazh.clicrbs.com.br
Confira o artigo publicado na GZH de 30/06: gauchazh.clicrbs.com.br
Voltar
Mais notícias
06 de maio de 2024
Horário de Atendimento nas agências
Horários alterados durante as enchentes no RS
16 de abril de 2024
Unicred Integração promove palestra com a economista Patrícia Palermo em Pelotas
Referência quando o assunto é assessoramento econômico a empresas, entidades e cooperativas de crédito, profissional vai abordar diversos aspectos ligados ao atual cenário econômico do país.
04 de abril de 2024
Dinheiro e Saúde: Cultivando o Equilíbrio
A relação entre educação financeira e saúde é um tema cada vez mais discutido e importante nos dias de hoje. Confira dicas para encontrar o equilíbrio com suas finanças pessoais.
04 de abril de 2024
Cooperativismo financeiro: o que é, benefícios e princípios
Você sabe o que é cooperativismo e conhece as diferenças entre uma cooperativa e um banco? Confira este conteúdo e descubra estas e outras dúvidas!