Empréstimo em cooperativa: passo a passo para abrir o próprio negócio

unicred integração

17 de outubro de 2023
Veja como um empréstimo em cooperativa pode ser útil na hora de abrir seu próprio negócio.

Começar um negócio próprio pode ser desafiador. Especialmente se você não tiver acesso a uma equipe especializada e preparada para ajudar a empreender de forma realista.


A boa notícia é que existem formas de realizar esse sonho com muito mais suporte e apoio financeiro. Uma opção é fazer um empréstimo em cooperativa de crédito.


Neste artigo, você confere o passo a passo para começar o próprio negócio baseado em suas possibilidades financeiras. Além disso, irá entender como a Unicred Integração pode ajudar você nesta jornada para iniciar seu empreendimento.


Tudo para que você possa prosperar o máximo possível!


Então, confira a seguir e aproveite sua leitura.


Passo a passo para empreender com sucesso e abrir o próprio negócio




Empreender é o sonho de muitas pessoas. Seja para conquistar a independência financeira. Seja para realizar seus projetos pessoais e profissionais.


Contudo, esse não é um processo simples. Exige planejamento, dedicação e, mais do que isso, investimento e capital


Pensando nisso, vale ter em mente um passo a passo com os primeiros movimentos que você precisa fazer se deseja abrir um negócio próprio. 


Mais adiante, vamos entender como solicitar um empréstimo em cooperativa pode tornar este caminho mais fácil. Mas, antes, veremos os primeiros passos a serem tomados após decidir empreender e ter o próprio negócio.


Defina sua ideia de negócio


Antes de tudo, é necessário saber qual é a sua ideia de negócio. Ou seja, que negócio você irá abrir. Para isso, pense em seus interesses, habilidades e experiências anteriores. Isso ajudará a encontrar uma oportunidade que equilibre suas competências com a sua paixão. 


Faça uma pesquisa de mercado


Durante a pesquisa, avalie a possibilidade de o seu negócio dar certo na região escolhida. Procure clientes em potencial e converse com essas pessoas. Entenda se o seu negócio supre algum tipo de necessidade e verifique o nível de aceitação de seus produtos ou serviços entre esse público.


Se a resposta for positiva, é hora de criar o seu plano de negócios.


Elabore um plano de negócio


Agora é hora de montar o seu planejamento. Em outras palavras: traçar as estratégias e metas do seu empreendimento


Para isso, você deverá coletar informações sobre mercado, público-alvo, concorrência e muito mais. Além disso, deve montar as projeções financeiras do negócio para saber o capital inicial necessário.


Defina a estrutura do seu negócio


A próxima etapa é definir qual será a estrutura legal do seu negócio. Será uma pequena ou média empresa? A sociedade será limitada? A empresa terá uma sede física, ou funcionará apenas no digital? 


Todas essas informações são necessárias, pois elas determinam os seus próximos passos burocráticos. Ou seja, o registro nos órgãos competentes e a obtenção das licenças e alvarás necessários. Tudo para começar a atuar dentro do que pede a lei.


Estude a concorrência


Antes de abrir o seu próprio negócio, você deve estudar os principais concorrentes deste mercado. Isso ajudará a entender quais são seus pontos fortes e fracos.


Comece comparando preços e estratégias de marketing. Confira também outros elementos de seus concorrentes, como: site, redes sociais, estrutura, comunicação, etc. 


Com isso, você poderá determinar pontos de venda exclusivos, por exemplo. Ou entender melhor seu público-alvo e o que ele procura. E, claro, poderá criar uma estratégia de negócios mais bem-sucedida


Tenha um bom planejamento financeiro


Elaborar um planejamento financeiro é parte essencial para ajudar você a tomar decisões melhores sobre o novo negócio, assim como controlar seus recursos financeiros e garantir a estabilidade da empresa a curto e longo prazo.


E como sabemos, uma das etapas mais desafiadoras ao abrir um negócio é garantir o capital inicial necessário. É neste sentido que um empréstimo em cooperativa de crédito como a Unicred Integração pode ser a melhor opção. 


Não apenas porque oferece um atendimento altamente personalizado. Mas também porque você poderá contar com melhores condições de pagamento e taxas de juros mais competitivas.


Confira o Guia Completo com todas as respostas sobre empréstimo em uma cooperativa de crédito


Como fazer um empréstimo em cooperativa de crédito para abrir o próprio negócio


Após seguir os passos acima, você já estará preparado para iniciar o seu negócio. Mas, antes, é preciso de capital inicial e recursos para investimento em materiais, produtos, pessoas, etc.


Para isso, a melhor solução é buscar o apoio de uma cooperativa de crédito


Primeiramente, pesquise e analise as opções disponíveis. Compare taxas de juros, prazos de pagamento, condições oferecidas e a reputação da cooperativa no mercado.


A Unicred Integração, por exemplo, oferece há mais de 33 anos um atendimento qualificado, baseado em assessoria financeira e preços justos


Contudo, antes de buscar o empréstimo, vale estar preparado e seguir as dicas a seguir. Assim, você poderá ser ainda mais bem-sucedido no seu pedido de crédito.


Demonstre a viabilidade financeira do negócio


Tenha em mãos um plano de negócios sólido. Esse documento descreve sua visão, estratégias de marketing, análise de mercado, projeções financeiras e demais aspectos do negócio. Ele será importante para demonstrar o potencial de retorno do seu empreendimento.


Apresente também um histórico de crédito sólido, com um fluxo de caixa estável e projeções financeiras realistas. 


Demonstre que você tem um plano para gerar receita a partir do dinheiro do empréstimo e impulsionar cada vez mais o crescimento do seu negócio.


Estipule o valor desejado


Na hora de pedir um empréstimo em cooperativa de crédito, você deve ter definido a quantia desejada.

O capital de giro também é muito importante, sendo necessário para manter as operações diárias da sua empresa em funcionamento. 


Esse valor deve cobrir despesas operacionais, como custos com equipamentos, materiais, estoque, aluguel, funcionários e despesas diversas. 


Adicione também um valor para um fundo de reserva, destinado a emergências.


Confira se você é elegível


Antes de solicitar um empréstimo, avalie sua elegibilidade com base nos critérios estabelecidos pela cooperativa. Em geral, isso inclui um bom score de crédito, capacidade de pagamento e bom relacionamento com a instituição.


Tenha os documentos necessários


Por fim, tenha em mãos todos os documentos necessários para comprovar a viabilidade do seu negócio. Incluindo declarações financeiras e fiscais, balanços, demonstrativos de fluxo de caixa e outras informações que julgar relevantes. 


Seguindo todos esses passos, suas chances de aprovação para um empréstimo em uma cooperativa podem ser ainda maiores!


Conheça a Unicred Integração e peça seu crédito empresarial hoje